quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Você é o Responsável Por Sua Carreira

Você é o Responsável Por Sua Carreira

"A educação tem raízes amargas, mas os frutos são doces".
Aristóteles

Se você é daqueles profissionais que pensam que a organização em que trabalha está cuidando do desenvolvimento de sua carreira, ou se acredita que existem empresas de recolocação para gerenciar esta carreira, caso precise se reposicionar no mercado algum dia, aqui vai uma “má notícia”, sua carreira corre sérios riscos, pois a única “instituição” capaz de gerenciar de maneira adequada seu futuro profissional é você mesmo.

A boa notícia: sempre é possível aprender a cuidar da própria carreira. Seja você um universitário, se preparando para entrar no mercado de trabalho, um profissional que acabou de perder o emprego ou mesmo se estiver trabalhando em uma boa empresa. Em todos estes casos, são necessárias três coisas: visão de mercado, conhecer as tendências futuras e preparação.

Visão de mercado

O ponto de partida para qualquer plano de gestão de carreira é um profundo estudo de mercado, analisando o contexto profissional em que está inserido. Busque informações na internet, em revistas especializadas, com colegas de trabalho, em universidades e na literatura em geral. É preciso responder as seguintes perguntas:

• Que empresas poderiam contratar seus serviços?
• Que clientes poderiam se interessar por suas habilidades?
• Quem são os profissionais que disputam com você uma vaga no mercado de trabalho?
• Quais são as habilidades que empresas e clientes precisam nos profissionais de sua área?
• Que nichos de mercado é possível explorar com suas atuais competências?
• O seu mercado de trabalho está em ascensão, estagnado ou em declínio?
• Como está sua preparação para competir neste mercado?

Tendências futuras

As principais estratégias de gestão e marketing pessoal, hoje em dia, precisam analisar profundamente as tendências futuras. O mercado tem se tornado cada vez mais dinâmico e as necessidades e demandas dos clientes tornaram-se mais complexas e personalizadas. Também a internet e as novas tecnologias desempenham papel fundamental nos costumes e na tendência de consumo dos clientes. Procure responder as seguintes perguntas:

• Examinando as tendências de mercado em sua área de especialização, descubra o seguinte: existe algum grupo de cliente em particular, crescendo nesta área?
• O que você pode fazer para identificar estes novos grupos de clientes e se adaptar, para atendê-los?
• Quais são as áreas pouco atendidas ou produtos e serviços que faltam ser oferecidos em sua área de especialização?
• Como será o seu mercado em 2, 5 ou 10 anos?

Preparação – avaliação e treinamento

Agora começa a fase de preparação. Baseado no estudo de mercado e nas tendências futuras elabore uma matriz de competências pessoais, e faça uma avaliação de suas condições atuais, descobrindo quais são suas necessidades de crescimento pessoal e profissional, para tornar-se um profissional competitivo. Relacione as 7 competências mais importantes para sua área de atuação, e responda o questionário abaixo, dê notas de 1 a 10, como no exemplo a seguir:

COMPETÊNCIAS................................SITUAÇÃO ATUAL................DESEJADA

Liderança .................................................( )...............................( )

Estabilidade emocional............................( )...............................( )

Relacionamento Interpessoal..................( )...............................( )

Trabalho em equipe ...............................( )...............................( )

Conhecimentos Técnicos........................( )...............................( )

Auto-Motivação ......................................( )...............................( )

Formação profissional.............................( )...............................( )


Após esta avaliação, desenvolva um plano para adequar-se ao mercado. Busque o desenvolvimento como autodidata, e também participe de treinamentos específicos em cada área mencionada. Se for o caso, planeje a complementação de sua formação através de estudo de língua estrangeira e pós-graduação.

Paixão e Parceria

Para que a gestão de sua carreira fique realmente completa é preciso ainda refletir sobre dois aspectos essenciais:

Paixão - O primeiro é ter certeza de que a área em que trabalha é realmente aquela que você gosta de verdade. Todo profissional, para ser bem sucedido, precisa da energia vital da motivação, e esta motivação vem naturalmente quando trabalhamos com algo que gostamos de verdade. É necessário ter paixão por sua profissão caso contrario, seria melhor escolher outra profissão para se dedicar.

Parcerias – é preciso investir em sua networking. Construa uma rede de relacionamentos, pessoal e profissional, com pessoas que possam ajudar-lo no progresso de sua carreira.

O planejamento é fundamental em todo plano que se queira realizar com sucesso, portanto invista em seu projeto de vida, pessoal e profissional, ele necessita que você planeje cuidadosamente cada passo, trace objetivos, e execute as etapa com o mesmo cuidado que faria para realizar o projeto mais importante de sua vida. A gestão de sua carreira é este projeto.

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